Coordenador : Deison Alencar Lucietto
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 389012.2206.302171.07032023
Departamento/Setor: MSS
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O público-alvo do projeto está formado pela comunidade escolar do Solar Meninos de Luz: estudantes regularmente matriculados na educação infantil, ensino fundamental e médio, bem educadores/funcionários/colaboradores e pais/responsáveis. Os estudantes fazem parte da educação integral oferecida pela instituição. Os pais ou responsáveis, por sua vez, participam da Escola de Pais, com atividades regulares no Solar. A esse público total poderão ser oferecidas atividades específicas, a depender das demandas da instituição parceira.
Local de atuação: Solar Meninos de Luz - Rua Saint Roman, Nº. 149, Pavão-Pavãozinho, Copacabana, Rio de Janeiro/RJ
Objetivo
Objetivo geral: Promover a cocriação e o compartilhamento de saberes, práticas e tecnologias sustentáveis para a promoção da saúde de pessoas em situação de vulnerabilidade. Objetivos específicos: -Desenvolver processos de ensino-aprendizagem sobre saúde e saúde bucal; -Pesquisar e compartilhar conteúdos sobre promoção da saúde; -Desenvolver ações de educação/formação em saúde/saúde bucal com escolares, pais e educadores; -Cocriar tecnologias educacionais em saúde que contemplem as dimensões econômica, social e ambiental da sustentabilidade; -Fomentar a autonomia frente às decisões que envolvem a saúde;
Resumo
Um dos grandes desafios em promoção da saúde está na mudança dos estilos e modos de vida, os quais pressupõem acesso à informação, capacidade de tomada de decisão e de atuação em favor da saúde. Tais aspectos são mais sensíveis em grupos em situação de vulnerabilidade, que acumulam desvantagens econômicas, sociais e ambientais. Considerando o exposto, o Projeto Pensa, Imagina, Inventa! (PII!) tem por objetivo promover a cocriação, a coconstrução e o compartilhamento de saberes e tecnologias sustentáveis para a promoção da saúde. Ele é realizado no Solar Meninos de Luz, instituição filantrópica que atua com educação integral de 435 crianças e adolescentes das comunidades do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, zona sul do município do Rio de Janeiro/RJ. O projeto, multimetodológico, está estruturado em cinco eixos sequenciais em complexidade crescente, cada qual com propósito, abordagem e ações específicas: Eixo 1: Aproximando com a comunidade; Eixo 2: Educando para a saúde; Eixo 3: Juntos! Cocriando e coconstruindo tecnologias sustentáveis para promoção da saúde; Eixo 4: Compartilhando saberes em promoção da saúde; Eixo 5: Futurando! As atividades são realizadas de forma remota e presencial, na sede da UFF (Niterói), no Solar Meninos de Luz e na comunidade local através de intervenções direcionadas aos escolares, professores, pais e crianças da comunidade. Para tanto, faz-se a articulação entre os Núcleos do Projeto, estudantes, docentes, voluntários e comunidade escolar. Com o Projeto, espera-se promover autonomia, instigar a criatividade, favorecer a cooperação e fomentar mudanças positivas em hábitos e comportamentos relacionados com a saúde.